O que é o Kum Nye

"Quando aprendemos a abrir os sentidos e a tocar diretamente nossos sentimentos, corpo e mente estabelecem pleno contato um com o outro, e toda a nossa experiência se torna mais rica, mais saudável e mais satisfatória."
- Tarthang Tulku Rinpoche

O Kum Nye (pronuncia-se Kum Niê) é uma série de exercícios simples, porém eficientes e curativos, que funcionam para aliviar o estresse, transformar padrões negativos de comportamento e aumentar nossa satisfação e apreciação pela vida.

Os exercícios são baseados em teorias a respeito dos sistemas de energias densas e sutis do corpo, que são a base da medicina tibetana e das disciplinas do budismo sobre o corpo e a mente. Nestes tempos modernos, a confusão, o caos e a super estimulação se tornaram características tão constantes da atividade diária que frequentemente nos sentimos muito tensos e carregados para desfrutar a vida. O Kum Nye opera no sentido de contrapor este efeito: abre os sentidos e o coração de modo que nos sentimos satisfeitos e realizados, capazes de apreciar mais plenamente cada um dos aspectos da nossa vida. Ao praticar o Kum Nye, enriquecemos a qualidade da nossa experiência enquanto aprendemos a viver mais harmoniosamente.

As posturas físicas e exercícios de respiração, combinados com a consciência interior e concentração do Kum Nye, alinham e integram o corpo físico e os sentidos com a mente e o intelecto. Gradualmente, quietude, presença e vitalidade vão se desenvolvendo, o que nos permite captar a nossa natureza interior. Dentro desses estados de calma e relaxamento, de bem-estar e integridade, surge então naturalmente o conhecimento e a força de que precisamos para guiar nossas vidas.

O valor único do sistema de relaxamento Kum Nye está no fato de abordar holisticamente o corpo e a mente, integrando e equilibrando o físico e o psicológico para gerar saúde. O Kum Nye relaxa e cura tanto o corpo quanto a mente, reunindo suas energias para que funcionem calma e suavemente. 

 

À medida que nos conhecemos mais profundamente e nossa compreensão sobre nós mesmos aumenta, tornamo-nos também capazes de nos relacionarmos mais plenamente com os outros.

TARTHANG TULKU RINPOCHE

 

Fundador do Centro Nyingma do Brasil e autor dos livros de

Kum Nye, Tarthang Tulku Rinpoche, um professor e autor tradicionalmente treinado na linhagem Nyingma do budismo tibetano e Lama principal do Centro de Meditação Tibetano Nyingma.

 

Rinpoche nasceu em 1935 no leste do Tibete, onde estudou com muitos dos maiores mestres budistas tibetanos do século XX.

O primeiro lama da linhagem Nyingma a estabelecer residência nos Estados Unidos, Rinpoche estabeleceu uma mandala de organizações para atualizar sua visão de longo alcance de preservar os antigos ensinamentos do Buddha e transmiti-los ao mundo moderno.

"O Kum Nye é parte da linhagem de teorias e praticas médicas e espirituais que ligam a medicina tibetana à medicina indiana e chinesa. Esta linhagem deu origem a muitas disciplinas, tais como o yoga e a acupuntura, e forma as raízes de muitas outras mais recentes que tratam do corpo e da mente.

"Baseado nos princípios originais do Kum Nye, o sistema de relaxamento apresentado em todos os Centros Nyingma, é inteiramente moderno, extraído da minha própria experiência e adaptado especialmente para servir a necessidades modernas. Utilizei o aspecto aberto do Kum Nye para adaptar o conhecimento e a compreensão que adquiri durante meu treinamento nos principais monastérios no Tibete Central e Oriental, incluindo o estudo de medicina tibetana e de tratados exclusivamente budistas. Essas adaptações resultaram no sistema completo de exercícios que chamo de "Relaxamento Kum Nye" (nome usado para distinguir esse sistema das práticas originais)" - 
palavras de Tarthang Tulk Rinpoche

  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle

CENTRO NYINGMA DO BRASIL

Av. Prof. Fonseca Rodrigues 224

Alto de Pinheiros (próx.Praça Panamericana)

São Paulo, SP 05461-010

CONTATO

+55 (11) 3021-9376 | 3864-4785

kumnye108@gmail.com

HORÁRIO DA SECRETARIA

2a. à 5a. feira, das 13h30 às 20h

6a. feira, das 13h30 às 18h

Sábado horários especiais.